Você está aqui
Home > Destaques > Guia para planejar uma viagem à Disneyland Tóquio

Guia para planejar uma viagem à Disneyland Tóquio

O Tokyo Disneyland Resort foi o primeiro parque temático da Disney fora dos Estados Unidos, inaugurado em 1983, o complexo abriga dois parques temáticos, um centro de compras e entretenimento; três hotéis da Disney e seis hotéis “oficiais” operados por outras redes hoteleiras.

Localizado a apenas 15 quilômetros do centro de Tóquio, na cidade de Urayasu, o Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea são os únicos parques da Disney que não são propriedades ou operados pela The Walt Disney Company, ambos pertencem à Oriental Land Company, que possui uma licença. Outro diferencial, é que o resort fica à beira mar, completamente diferente dos outros parques da Disney pelo mundo, tanto que quando você está no monorail, não parece que está a caminho da Disney.

O parque Disneyland Tóquio é mais semelhante à Disneylândia de Anaheim, Califórnia, do que a Disney World de Orlando, mas possui características únicas, como por exemplo World Bazaar, que é a rua principal do parque, que é coberta. Já o parque Tóquio DisneySea é o segundo parque no resort, inaugurado em 2001, é o 5º parque temático mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Magic Kingdom, Disneyland na Califórnia, Disneyland Tóquio e para a Universal Studios Japão.

Ambos os parques oferecem atrações únicas que não é possível encontrar em nenhum outro parque Disney, e mesmo as atrações já conhecidas, possuem uma nova versão.

O Tokyo Disney Resort é considerado o melhor complexo de parque de diversões da Disney fora dos Estados Unidos e o Tokyo DisneySea, uma Disney que só tem no Japão. Nem precisa dizer que ambos são imperdíveis.

IDIOMA

Você não precisa falar japonês para aproveitar sua visita na Disney do Japão, assim como não precisa falar mandarim para visitar o parque Disneyland Shanghai, todos os sinais importantes estão em inglês, assim como os mapas dos parques, menu nos restaurantes, inclusive algumas atrações têm diálogo em inglês. Além disso, a Disney usa e abusa de recursos visuais para transmitir suas mensagens e muitos Cast Member falam inglês ou encontrará alguém para ajudar você.

VISTO

O Japão exige visto de entrada para turistas brasileiros. Como não há voos diretos entre o Brasil e o Japão, é necessário verificar com atenção às exigências de entrada ou trânsito do país no qual você fará conexão ou escala aérea. Ao contrário do visto americano, o processo de solicitação não inclui entrevistas. Basta o preenchimento de todos os formulários e documentos com cópias, que deve ser apresentado ao consulado mais próximo de sua casa ou à Embaixada do Japão no Brasil.

DINHEIRO

A moeda no Japão é o iene. Pode ser uma boa opção trocar uma pequena quantidade de dinheiro antes de chegar no Japão, para o metrô, táxis, etc. Dependendo da tarifa do seu banco, uma opção é fazer saques no cartão de débito no exterior, em alguns casos pode valer mais pena que trocar o dinheiro para dólar e depois trocar pela moeda local. O Tokyo Disney Resort aceita cartão de crédito, mas seu cartão deve conter sua assinatura, mas muitos lugares em Tóquio não aceitam cartão, somente dinheiro em espécie. São poucos os bancos que aceitam saques internacionais, portanto, procure o 7-Eleven Bank e não terá problema em sacar dinheiro.

Informe o seu banco de que você estará utilizando seu cartão de crédito na China; isso evitará o bloqueio do seu cartão no exterior.

Muitas vezes cartões com chip ou senha são recusados, embora eles aceitem o cartão, o sistema não reconhece, invalidando a transação. Assim como se o seu cartão for um cartão de crédito, mas também com a opção cartão de débito, você pode ter problema. É aconselhável levar um cartão extra de operadoras diferentes.

COMO CHEGAR

O aeroporto de Haneda fica mais próximo de Tóquio e mais perto do Tokyo Disney Resort. O tempo de viagem de Narita para Tokyo Disney Resort é de cerca de 60 a 90 minutos, enquanto uma viagem desde o aeroporto de Haneda demora entre 30 a 60 minutos. Se você estiver indo direto para o complexo Disney, é muito simples, basta pegar um translado Airport Limousine que é a melhor maneira de chegar do aeroporto para os vários hotéis em torno do Resort (o último ônibus sai as 17h). Outra opção é o transporte público. Tenha em mente que táxi é uma opção muita cara, uma corrida saindo do aeroporto pode custar mais de $200 dólares.

Os trens de bala (shinkansen) operados pela Japan Rail (JR) também vão do aeroporto para o centro de Tóquio, são mais rápidos e custa um pouco mais caro, mas se você estiver muitas bagagens não é aconselhável, porque muitas estacoes não tem escadas rolantes ou elevadores.

Certifique-se de ter o endereço do seu destino em japonês, alguns motoristas de táxi não falam muito inglês.

 

TRANSPORTE

Para chegar do centro de Tóquio para a Disney, chegue à JR Tokyo Station e pegue a linha JR Keiyo até a estação JR Maihama, a estação no Tokyo Disney Resort. Na Disney de Tóquio, o Monorail é pago a parte, apenas os hospedes que estão nos Hotéis Disney viajam de graça.

Para facilitar a viagem de trem, compre um cartão recarregável Pasmo ou Suica, a tarifa de trem é mais barata e você não precisa ficar parando para comprar os bilhetes.

Se você for ficar no Japão por mais de uma semana e planeja visitar outras partes do país, é recomendo comprar o JR Rail Pass que dá uso ilimitado em alguns trens no Japão por diferentes períodos de tempo e preços. Por exemplo, o custo de um trem de bala (Shinkansen) de ida e volta para Tóquio custa quase o mesmo que o passe de 7 dias. Lembre-se que o sistema de transporte público do Japão é muito complexo, o Google Maps ajuda bastante.

 

INTERNET E WI-FI

Não há internet grátis no Tokyo Disney Resort. O WiFi público gratuito é incomum no Japão. Para resolver esse problema, existem duas boas opções: alugar um cartão SIM ou um dispositivo Wi-Fi portátil. É possível fazer a reserva antes de chegar no Japão. Normalmente, você  reserva online, faz o pagamento e retira o dispositivo no seu estande no aeroporto de Narita ou pode pedir para empresa enviar para o seu primeiro hotel. No final da sua viagem quando você sair de Tóquio, você pode deixá-lo em qualquer caixa postal. Eles fornecem o material de embalagem e o frete já está pago.  

HOSPEDAGEM

Os hotéis da Disney são o Disney’s Ambassador Hotel, o Tokyo Disney Celebration Hotel, o Tokyo Disneyland Hotel e o Hotel MiraCosta que está realmente dentro da DisneySea.

Os hóspedes que ficam nos hotéis Disney recebem alguns benefícios como: vistas incríveis dos parques; poder comprar bilhetes diretamente no hotel, além de ter mais opções de ingresso (ingressos especiais Park Hopper); entrada garantida aos parques, mesmo quando atingem a capacidade (o que acontece frequentemente durante os horários de pico) ou por conta de ingressos esgotados; bilhetes gratuitos do monorail e 15 minutos de acesso antecipado aos parques.

Outra opção são os hotéis “oficiais” da Disney. Os hóspedes também recebem o benefício de entrada garantida no parque, mesmo em dias que os ingressos esgotados. Os hotéis não oficiais se esgotam rapidamente. As reservas podem ser feitas seis meses antes da chegada.

O monorail, não é gratuito para os hóspedes dos hotéis oficiais, é necessário comprar uma passagem de um dia ou pagar por cada viagem.

Existem opções mais baratas fora do complexo, como hotéis na região e Airbnb (a opção mais barata). É importante lembrar que os hotéis japoneses costumam cobrar por pessoa, não por quarto, no entanto, se você estiver fazendo reservas em um hotel de rede internacional ou através de uma agência de viagens online, isso não deve ser um problema.

REFEIÇÃO

Os restaurantes da Disneyland Tóquio servem uma variedade de comida, desde hambúrguer, pizza, salada, pratos tradicionais japonês e da cozinha asiática. Na Disneyland Tóquio as comidas são saborosas e divertidas. Um diferencial dos parques é que todos os itens do menu estão em exibição (versão de mentirinha feito em plástico, mas exatamente como será seu pedido) na frente dos restaurantes para ajudá-lo a decidir sobre sua escolha e as lembrancinhas sazonais opcionais.

As refeições no Tokyo Disney Resort são, geralmente, um pouco mais caras do que nos parques temáticos da Disney dos Estados Unidos, principalmente as refeições com personagens.

Se você planejando ir aos restaurantes com serviço de mesa, é recomendado fazer a reserva com antecedência. Infelizmente, a única maneira de fazer reservas de restaurantes é através do site Tokyo Disney Resort (em japonês) ou enviando um e-mail para o hotel se você estiver hospedado em um hotel da Disney. Se você não é um hospede, é possível tentar uma mesa no parque no mesmo dia, mas é altamente recomendado tentar fazer a reserva o mais cedo possível.

A pipoca é a opção de lanche mais popular dos parques, tanto que há uma variedade enorme de sabores e de baldes temáticos.

TICKET DO PARQUE

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea, mas você também pode comprá-los online através do site da Tóquio Disney Resort. Se você estiver indo durante temporada de férias ou nos finais de semana e feriados, é aconselhável comprar os ingressos antecipadamente porque os bilhetes podem se esgotar.

Quando você compra os ingressos para o Tokyo Disneyland Resort é necessário inserir as datas em que você utilizará os ingressos e estas datas não podem ser alteradas.

A opção Park Hopper que permite entrar em dois parques no mesmo dia, no Tokyo Disney Resort tem um sistema diferente da Disneyland e da Disney World. Ingressos de 1 e 2 dias não permitem ir de um parque para o outro, somente os bilhetes de 3 e 4 dias permitem usar o sistema hopper, e além disso, você só pode ir de um parque para outro apenas no terceiro e quarto dias dos ingressos.

A maior quantidade de dias oferecidos para um Bilhete do Parque é um Passaporte de 4 dias.

Cami Pinheiro
Paulistana, mas cidadã do mundo, morando atualmente em Orlando (Sim! Eu sou vizinha do Mickey e da Cinderela). Sou jornalista diplomada e viajante compulsiva, já estive em mais de 75 países nos cinco continentes, mas confesso que a Disney é meu lugar preferido no mundo.
Top