Você está aqui
Home > Disney Shanghai > Guia para planejar uma viagem à Disney Xangai

Guia para planejar uma viagem à Disney Xangai

Em qualquer viagem planejamento é fundamental e um bom planejamento na Disney torna a viagem ainda mais mágica. Por isso, resolvi fazer um guia de planejamento com dicas, recomendações e informações para ajudar na sua viagem a Disney de Xangai (Shanghai).

A Disneyland Xangai é o primeiro parque Disney na China continental, que no futuro terá mais dois parques temáticos. Inaugurado em junho de 2016, o parque abriga atrações inéditas e inovadoras e shows criados especialmente para o público chinês. Além de abrigar o maior e mais alto castelo de todos os complexos Disney ao redor do mundo, possui mais de 40 atrações, desde as clássicas encontradas em outros parques da Disney, até atrações exclusivas como a montanha russa do Tron e o simulador de última geração dos Piratas do Caribe.

Muitas pessoas indicam visitar os parques da Disney de Tóquio por último, pois segundo muitos Disneymaníacos é o melhor dos três resorts da Disney na Ásia, mas eu prefiro a Disney de Xangai. No entanto, uma coisa eu posso afirmar, vá primeiro no Disney de Hong Kong, porque por mais que o parque tenha sua magia e encanto, depois de ter visitado o novíssimo parque Disney Xangai ou o os diferentes parques da Disney Tóquio a Disney de Hong Kong parece ser menor ainda.

A Disney Xangai é uma mistura da magia Disney com a cultura chinesa, com certeza um parque imperdível.

IDIOMA

Pessoalmente eu não acho que não falar o idioma local seja uma barreira (na verdade eu acho que isso se aplica a qualquer destino Disney). Muitos brasileiros viajam para a Disney em Orlando sem falar uma palavra em inglês e nem por isso deixam de se divertir, claro, que uma viagem para a China, do outro lado do mundo é muito mais complexa, mas com um nível avançado de inglês você pode sim ter uma ótima experiência.

Mesmo o inglês não sendo o primeiro idioma dos Cast member da Disneyland Xangai, você encontrará alguns que falam inglês. Eu achei que na Disney de Xangai os Cast Members falavam mais inglês que na Tóquio Disneyland, por exemplo. Informações importantes, placas de rua, avisos no metrô estão em mandarim e inglês. Mas, muitas vezes pedir ajuda na rua, se comunicar no hotel, pode ser u pouco mais difícil, mas nada que uma boa mímica não resolva. Além disso, é muito importante uma boa pesquisa e planejamento antes da viagem.

No caso de atrações e shows, muitos deles são em mandarim. Sinceramente não acho que seja um problema, uma vez que a Disney em qualquer parte do mundo foca em narrativas visuais para entreter seu público. Um exemplo, é a atração Piratas do Caribe, você pode não entender uma palavra que o Jack Sparrow fala, mas pode imaginar o contexto com base no que você vê durante o percurso do passeio.

VISTO

Para poder viajar e entrar na China continental, brasileiros necessitam de visto concedido pela Embaixada e consulados chineses, ou seja, se você vai para Disney de Xangai (Shanghai) o visto é necessário, se seu destino é a Disney de Hong Kong, não é necessário visto.

É recomendo solicitar seu visto pelo menos um mês antes viagem. Verifique se a sua cidade possui um consulado chinês.

DINHEIRO

A moeda na China continental é o yuan chinês. Pode ser uma boa opção trocar uma pequena quantidade de dinheiro antes de chegar na China, para o metrô, táxis, etc. Dependendo da tarifa do seu banco, uma opção é fazer saques no cartão de débito no exterior, em alguns casos pode valer mais pena que trocar o dinheiro para dólar e depois trocar pela moeda local. A grande maioria dos comércios em Xangai aceitam cartão de crédito. Informe o seu banco de que você estará utilizando seu cartão de crédito na China; isso evitará o bloqueio do seu cartão no exterior.

COMO CHEGAR

Se você está indo para a Disneyland diretamente do aeroporto, tenha o endereço do seu resort, em mandarim, impresso em papel. Ao voar para Xangai, você irá chegar no Aeroporto Internacional de Pudong ou no Aeroporto Internacional de Hongqiao.

O aeroporto de Pudong (PVG) é a porta de entrada para os voos internacionais, enquanto que Hongqiao (SHA) é mais utilizado para voos domésticos. É possível ir de um aeroporto ao outro usando a lina 2 do metrô, assim como para chegar até o centro da cidade.

Se quiser conhecer o trem rápido que possui tecnologia de levitação magnética, pegue o trem Maglev entre Pudong e a estação Longyan Rd para poder acessar o sistema de metrô em apenas 8 minutos. O trem atinge picos de 430 km/h.

Trens expressos ligam Xangai a Pequim (4h50) e Hong Kong (3h30). Outra opção são os trens noturnos, mas a viagem dura mais de 13 horas.

TRANSPORTE

Xangai possui uma das maiores redes metrô do mundo transportando 10 milhões de passageiros diariamente. O aplicativo www.exploreshanghai.com/metro/ que oferece instruções em inglês. Xangai Disneyland tem sua própria parada no sistema ferroviário do metrô.

A Disney de Xangai fica no final na linha 11 (marrom), na estação chamada Disney Resort. Ao sair do metrô, são cerca de 5 minutinhos de caminhada até os portões do parque.

Lembre-se de verificar os horários do funcionamento do Metrô e a hora do último trem, principalmente se você precisar fazer baldeação. Compre bilhete de metrô ida e volta. Caso você se esqueça, compre o bilhete de volta na estação na Disneyland assim que você chegar, porque na hora da saída as filas estarão enormes.

Além do Metro de Xangai, você também pode utilizar táxis, mas não esqueça de ter um papel com o destino desejado escrito em mandarim para mostrar ao motorista. Uber também está disponível em Xangai, de acordo com o aplicativo os motoristas falam inglês,mas também é recomendado ter o endereço em mãos.

INTERNET E WI-FI

Se você estiver viajando para a China e pretende usar a internet, isso poderá ser um problema se você não se programar antecipadamente. O Wi-Fi é oferecido nos hotéis e dentro do Parque, mas a China Continental possui um sistema conhecido como “The Great Firewall”, que bloqueia uma série de sites populares como Twitter, Facebook, Instagram e Google, assim como o Gmail e uma infinidade de outros sites. Mesmo que você tenha um telefone estrangeiro, você não está isento disso.

Se você possui um dispositivo desbloqueado (iPhone, iPad, Android ou tablet), há uma maneira de usar todos os sites e aplicativos sem problemas enquanto estiver na China. Compre um cartão SIM de Hong Kong e isso permite que você use sites bloqueados normalmente. Outra opção é usar VPN.

HOSPEDAGEM

A Disney de Xangai tem dois hotéis oficiais: Toy Story Hotel e Shanghai Disneyland Hotel, ambos a uma curta distância do parque. Os hotéis oferecem serviço de transporte. O Shanghai Disneyland Hotel tem também um serviço de barco. Além disso, ambos oferecem a vantagem da entrada garantida (não conseguir ingressos para o parque na Ásia pode ser um problema nos feriados e alta temporada).

Os hotéis da Disneyland Xangai ainda não oferecem “Horas Mágicas” para seus hóspedes, mas uma vantagem é que hóspedes podem entrar numa fila pelo menos 30 minutos antes da abertura. Outra vantagem é não ter que ficar quase uma hora num trem para ir e voltar.

Se você for visitar o parque por mais de um dia, fique no hotel da Disney.  O custo do Toy Story Hotel e do Shanghai Disneyland Hotel não são muito maiores que hotéis da mesma categoria na cidade. Mas, se você quiser economizar, existem muitas outras opções de hotéis mais baratos em Xangai e arredores.

REFEIÇÃO

Os restaurantes em Xangai Disneyland servem uma variedade de comida, desde hambúrguer, pizza, salada até pratos tradicionais chineses. A maioria dos restaurantes são serviço rápido, mas também há buffet e restaurantes com serviço de mesa.

Assim como em outros parques da Disney, na Disneyland Xangai é possível agendar refeições com personagens. É aconselhável reservar o restaurante Royal Banquet Hall com antecedência, já nos restaurantes Aurora e Lumiére’s Kitchen é possível fazer a reserva quando chegar ao parque.

TICKET DO PARQUE

A entrada para a Disney de Xangai é bem mais barata em comparação com os parques dos Estados Unidos. São oferecidos apenas bilhetes de 1 e 2 dias. Assim como o Walt Disney World e a Disneyland, a Disney de Xangai também tem preços sazonais. São oferecidas três opções diferentes de ingressos, que são Standard, Child e Senior. Uma diferença é que o ticket Standard e Child são baseados na altura e não na idade, enquanto o Senior é valido qualquer pessoa com mais de 65 anos de idade.

Se você estiver hospedado em um dos Hotéis da Disney, você pode comprar ingressos com sua reserva e garantir a entrada no parque mesmo em caso de lotação ou ticket esgotado.

A opção mais fácil é comprá-los on-line através do site oficial. Ao comprar o seu ticket, opte por imprimir o seu bilhete, não é recomendado a opção por mensagem de texto. Certifique-se de estar com o seu passaporte que poderá ser pedido nas catracas.

Cami Pinheiro
Paulistana, mas cidadã do mundo, morando atualmente em Orlando (Sim! Eu sou vizinha do Mickey e da Cinderela). Sou jornalista diplomada e viajante compulsiva, já estive em mais de 75 países nos cinco continentes, mas confesso que a Disney é meu lugar preferido no mundo.

2 thoughts on “Guia para planejar uma viagem à Disney Xangai

  1. Falta a informação principal: como chegar ao parque de transporte público? Você comenta que deve comprar a passagem de trem de volta, mas qual a estação? Existe alguma próxima?

    1. A Disney de Xangai fica no final na linha 11 (marrom), na estação chamada Disney Resort. Ao sair do metrô, são cerca de 5 minutinhos de caminhada até os portões do parque.

Comments are closed.

Top